
Fazendo amigos: um passeio pela diversidade humana sob o olhar da criança e em estreita relação com os netos
Novo livro da coleção Com meus Avós revela como a diversidade é natural para as crianças e convida os adultos a refletir sobre sua responsabilidade em relação a esse tema
São Paulo, novembro 2019 – Somos todos semelhantes, porém muito diferentes uns dos outros. Assim é a beleza da diversidade humana, um fato natural aos olhos das crianças. Esse é o cenário do livro Fazendo amigos, o novo volume da coleção Com meus avós das escritoras Maria Eliza de Lamboy e Nilza Siqueira, lançado em outubro. Mas se a diversidade é natural e bela porque instiga um lado tão cruel do ser humano – do preconceito, da violência, da exclusão... “Acredito que precisamos aprender com as crianças”, afirma Maria Eliza. “Infelizmente, o que acontece muitas vezes é que as crianças reproduzem comportamentos preconceituosos dos adultos com os quais convivem”, completa Nilza.
Nesse contexto, o novo livro das autoras revela na confluência do texto com as ilustrações a qualidade nata das crianças de acolher as diferenças e ao mesmo tempo proporciona aos adultos a oportunidade de refletir sobre o quanto conseguiu manter durante sua jornada essa sabedoria infantil tão importante para a construção de um mundo melhor e mais justo.
A exemplo dos três primeiros volumes – Fazendo amigos – também tem foco em crianças até 6 anos e segue alinhado ao propósito das autoras de revelar avós ativos e participantes da vida dos netos, em uma relação em que não há barreiras para a troca de informações e experiências, sempre de maneira muito divertida e responsável.
No volume I da coleção, a vovó aparece incentivando hábitos saudáveis; no segundo livro, o vovô abre as portas da criatividade e imaginação; e no terceiro, avós lidam com a tecnologia, aprendem com os netos e mostram como algumas atividades – ouvir música, por exemplo – eram realizadas no passado, sem a internet.
Com ilustrações de Alexandre Matos, que mostram a diversidade dos personagens, os livros da coleção Com meus avós foram criados para que os avós leiam para as crianças. De acordo com as autoras é muito importante que os avós ou outros adultos atuem como mediadores, transformando a leitura em fio condutor de uma interação, acolhendo as perguntas e observações dos pequenos que, certamente, surgem ao longo das histórias.

Sobre as autoras
Maria Eliza de Lamboy, 68, e Nilza Siqueira, 67, conheceram-se na década de 1970 durante o curso de Biologia, na Universidade de São Paulo (USP). Além da amizade, desenvolveram em comum o amor pela ciência e educação. Antes de escritoras de livros infantojuvenis, elas percorreram a trajetória do magistério e da elaboração de livros didáticos. Mas sempre gostaram de contar histórias para crianças, atividade que ficou ainda mais presente com a chegada dos netos e sobrinhos-netos. Foi assim que surgiu a inspiração para a literatura e para a criação da coleção “Com meus avós”. O projeto já conta com quatro livros: Seguindo os conselhos da vovó; Imaginação é com o vovô; Vovó, vovô e os tempos modernos; e Fazendo amigos.
Serviço
Fazendo Amigos Coleção Com meus avós Autoras: Maria Eliza de Lamboy e Nilza Siqueira Ilustrações: Alexandre Matos Detalhe Editora Literatura infantojuvenil Preço: R$ 25,00 Vendas pela site (www.commeusavos.com.br)
Informações para imprensa
Lidia de Santana